A NATURA

Como nasceu

A Natura nasce pelas mãos dos espanhóis Sergio Durany e Montse Clarasó, que após várias viagens por África, Ásia e América Latina decidiram pôr em marcha uma aventura comercial que transmitisse todas as culturas, experiências e ideias que absorveram ao longo dos anos.

Em 1992 surge a primeira loja Natura em Barcelona, com o propósito de criar um espaço de fusão das várias culturas. Uma viagem de sentidos em que a luz, a música, os aromas, os objetos e as roupas transportassem os clientes para vários lugares no mundo.

Quatro anos depois, em 1996, abre a primeira loja Natura em Portugal, na cidade do Porto, fruto da iniciativa de Jose Lopez e Jose Faraldo, que obtêm o "Master Franchising" para a totalidade do país, com a designação social - Natura Invicta, Lda.

Atualmente, a Natura possui mais de 200 lojas na Península Ibérica, sendo que 40 são em Portugal. A sua maioria situa-se em Centros Comerciais de grande dimensão.

As lojas da Natura são espaços com características muito próprias, que se materializam num ambiente único e facilmente reconhecida pela maioria das pessoas.

Os materiais e as cores, sublinhados pela iluminação, pelo cheiro do incenso e pela música, remetendo para ambientes exóticos e multiculturais. 

 

O presente

Há mais de 20 anos em Portugal, a Natura decidiu que era altura de se reinventar. De adaptar-se à mulher moderna, profissional e que se preocupa com a imagem.

A nova Natura apresenta-se renovada e atenta às novas tendências, mostrando que nestes últimos anos cresceu com o mercado e com as suas consumidoras. Hoje em dia é assumidamente uma marca de moda feminina, versátil, mas que mantém o seu respeito pelo Mundo que a rodeia.

Há um pouco de Natura em todas nós! É o que a Natura quer transmitir às mulheres portuguesas. Quer que elas conjuguem, misturem e completem o seu look sempre com um pouco de Natura.

A Natura apresenta uma nova linha de roupa e acessórios com grande variedade ao nível de materiais, cores, tecidos, padrões e texturas.

As coleções têm sempre uma renovação permanente da linha de produtos, com novidades constantes, garantindo sempre uma oferta variada, atrativa e principalmente, próxima da mulher Natura.

 

Os artigos Natura

Nos dias de hoje, a Natura é uma loja que vende essencialmente vestuário e acessórios femininos.

Apresenta uma grande variedade de peças de roupa, desde vestidos, saias, camisolas, túnicas, entre outras, onde as cores quentes e os padrões predominam.

Para acompanhar o vestuário não pode faltar o calçado. Sejam sandálias no verão ou botas no inverno, a Natura procura ter peças que vão ao encontro das tendências da moda.

Para completar o look das mulheres portuguesas, a Natura apresenta ainda uma linha de acessórios, desde bijutaria até malas, lenços, echarpes e cintos.

Mas o leque de oferta da Natura não se fica só pela moda. A loja oferece também peças para decoração como velas, incensos, caixas e produtos de personal care.

 

 

O posicionamento

A Natura é uma marca com um conceito único, não só pelos seus artigos mas também pelos seus valores, sempre ligados à Natureza.

Na perspetiva das clientes Natura, a marca apresenta um conceito diferenciador que assenta nos seguintes pressupostos: 

1) A Originalidade dos produtos. A Natura é caracterizada por artigos diferenciadores que não são passíveis de serem encontrados noutras lojas, principalmente pelo seu estilo único e pelos seus padrões;

2) O Ambiente da loja. A música, a luminosidade e, principalmente, as cores das lojas (maioritariamente devido ao cromatismo dos padrões do vestuário) captam a atenção das consumidoras e apelam a visitas às lojas mais frequentes sempre que se visita um centro comercial. A loja transmite tranquilidade, harmonia e é acolhedora.

3) Diversidade do produto. Ainda que atualmente a Natura tenha essencialmente vestuário, o seu sortido contempla também uma grande diversidade ao nível a gama de produtos (calçado, incensos, velas, bijutaria, malas, aromas, entre outros), facto valorizado pelos consumidores, ainda que as três categorias mais importantes do sortido da Natura sejam o vestuário (túnicas, blusas, vestidos, calças), os acessórios de moda (malas, calçado, lenços) e a bijutaria (colares, brincos, pulseiras). 

Podemos dizer que a Natura, no mercado do vestuário e acessórios, continua a ser avaliada como uma referência, não só quando surgiu mas também ao longo dos últimos anos, na medida em que representa uma opção diferenciada, de qualidade e a preços competitivos para todas as mulheres. 



VALORES, MISSÃO E VISÃO

Valores

• Simplicidade

• Sustentabilidade

• Solidariedade

• Liberdade

• Harmonia

Missão

Proporcionar um estilo de vida atual e harmonioso, natural e alternativo, pautado por um consumo consciente, responsável e solidário

 

Visão

Ser reconhecida como uma insígnia multicultural e única, indutora de uma mensagem espiritual e portadora de valores eternos como a natureza

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Um dos principais pilares da Natura é a Responsabilidade Social Corporativa.

Desde o seu início que a Natura coloca em prática várias ações de cariz social, procurando melhorar a vida das pessoas, dos animais e o meio ambiente.

A Natura rege-se por um estilo de vida natural, responsável e solidário, sempre ligada à natureza e ao que dela obtém de melhor.